26 setembro, 2005

EVANGELHO: Segunda-feira, dia 26 de Setembro de 2005.



Hoje a Igreja celebra : S. Cosme e S. Damião, médicos, mártires, +303


Livro de Zacarias 8,1-8.
A palavra do Senhor do universo foi-me dirigida de novo nestes termos: «Assim fala o Senhor do universo: ‘Sinto por Sião um amor ardente, que me provoca ciúme e grande cólera.’» Assim fala o Senhor do universo: «Volto a Sião e vou habitar no meio de Jerusalém. Jerusalém será chamada ‘Cidade Fiel’, e a montanha do Senhor do universo, ‘Montanha Santa’.» Assim fala o Senhor do universo: «Velhos e velhas sentar-se-ão ainda nas praças de Jerusalém; cada um terá na mão o seu bastão, por causa da sua muita idade. As praças da cidade ficarão cheias de meninos e meninas que brincarão nelas.» Assim fala o Senhor do universo: «Se isto parece um milagre aos olhos do resto deste povo, acaso será impossível aos meus olhos, naqueles dias?» –oráculo do Senhor do universo. Assim fala o Senhor do universo: «Eis que Eu salvo o meu povo dos países do Oriente e dos países do Ocidente. Eu os levarei a habitarem em Jerusalém. Eles serão o meu povo e Eu serei o seu Deus em fidelidade e em justiça.»
Livro de Salmos 102,16-21.29.22-23.
Os povos honrarão, SENHOR, o teu nome, e todos os reis da terra, a tua majestade. Quando o SENHOR reconstruir Sião e manifestar a sua glória, há-de voltar-se para a oração do indigente e não desprezará as suas súplicas. Escrevam-se estas coisas para as gerações futuras, e os que hão-de nascer louvarão o SENHOR. SENHOR observa do alto do seu santuário; lá do céu, Ele olha para a terra, para escutar os gemidos dos cativos e livrar os condenados à morte. Os filhos dos teus servos hão-de viver tranquilos e a sua descendência perdurará na tua presença. Em Sião será anunciado o nome do SENHOR, e em Jerusalém, a sua glória, quando os povos de todas as nações se reunirem para servirem o SENHOR.
Evangelho segundo S. Lucas 9,46-50.
Veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior. Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes: «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande.» João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo-lo, porque ele não te segue juntamente connosco.» Jesus disse-lhe: «Não o impeçais, pois quem não é contra vós é por vós.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Lacordaire (1802-1861), dominicano


“Quem não é contra vós é por vós”Quem ama Deus é membro vivo da Igreja, onde quer que ele esteja e seja qual for a época em que viva... A Igreja não é pois somente o que ela nos parece. Ela não existe apenas nesta construção visível onde tudo é história, autenticidade, hierarquia, virtudes e milagres estrondosos; ela existe também no lusco-fusco, na penumbra, no que não tem forma nem memória, santidades perdidas para a visão dos homens, mas não para a dos anjos...Onde quer que esteja o amor de Deus, aí está Jesus Cristo; onde quer que Jesus Cristo esteja, a Igreja está com ele; e se é verdade que todo o cristão se deve unir ao corpo da Igreja desde que toma conhecimento da sua existência, é certo que a ignorância invencível o subtrai a esta lei, para o deixar sob o comando directo de Jesus Cristo, primeiro e soberano chefe de toda a cristandade.A Igreja tem pois uma vastidão que nenhum olhar humano conseguirá abarcar, eos que objectam com as fronteiras que ela parece ter a seus olhos não fazemideia da dupla radiação que está na sua natureza, e que lhe suscita almas aoriente e a ocidente do mundo, sob o ocaso ou sob o sol nascente.