22 setembro, 2005

EVANGELHO: Quinta-feira, dia 22 de Setembro de 2005.



Hoje a Igreja celebra : S. Maurício e companheiros (soldados romanos), mártires, séc. III


Livro de Ageu 1,1-8.
No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Joçadac, Sumo Sacerdote, nestes termos: «Eis o que diz o Senhor do universo: Este povo diz: ‘Não chegou ainda o momento de reedificar o templo do Senhor.’» E a palavra do Senhor foi dirigida por meio do profeta Ageu, nestes termos: «É então tempo para vós habitardes em casas confortáveis, enquanto esta casa está em ruínas?» Eis, pois, o que declara o Senhor do universo: «Reflecti, no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Semeastes muito mas recolhestes pouco; comestes mas não vos saciastes; bebestes mas não apagastes a vossa sede; vestistes-vos mas não vos aquecestes. O operário ganhou o seu salário mas meteu-o em saco roto.» Assim fala o Senhor do universo: «Reflecti no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Subi à montanha, trazei madeira e reedificai a casa; ela me será agradável e nela serei glorificado – diz o Senhor.
Livro de Salmos 149,1-6.9.
Cantai ao SENHOR um cântico novo; louvai-o na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel no seu criador; regozije-se o povo de Sião no seu rei! Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe ao som de harpas e tambores! SENHOR ama o seu povo e honra os humildes com a vitória! Exultem de alegria os fiéis pelo triunfo de Deus e cantem jubilosos em seus leitos! Entoem bem alto os louvores de Deus, com a espada de dois gumes na mão, para lhes aplicarem a sentença que estava determinada. Esta é a glória de todos os seus fiéis.
Evangelho segundo S. Lucas 9,7-9.
O tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que se passava; e andava perplexo, pois alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; outros, que Elias aparecera, e outros, que um dos antigos profetas ressuscitara. Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar, mas quem é este de quem oiço dizer semelhantes coisas?» E procurava vê-lo.
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santo Isaac, o Sírio (séc. VII), monge em Nínive, perto de Mossul no actual Iraque Discursos espirituais

Herodes procurava ver JesusComo é que os seres criados podiam contemplar Deus ? A visão de Deus é tão terrível que Moisés diz que ele próprio temeu e tremeu. Na verdade, quando a glória de Deus apareceu sobre o Monte Sinai (Ex 20), a montanha deitava fumo e tremia de medo diante da revelação; os animais que se aproximavam das encostas morriam. Os filhos de Israel prepararam-se; purificaram-se durante três dias cumprindo a ordem de Moisés, a fim de serem dignos de ouvia a voz de Deus e ver a sua revelação. No entanto, quando chegou o tempo, eles não puderam assumir a visão da sua luz nem receber a força da sua voz de trovãoMas agora que, com a sua vinda, ele derramou a graça sobre o mundo, não foi num tremor de terra, nem no fogo, nem anunciando-se com uma voz terrível e forte que ele desceu, mas como o orvalho no velo do carneiro (Jz 6,37), como uma gota que cai suavemente sobre a terra. Foi sob outra forma que ele veio ao meio de nós: na verdade, cobriu a sua grandeza com o véu da carne. Desta, fez ele um tesouro: viveu entre nós dessa carne que, por sua vontade, tinha formado para si mesmo no seio da Virgem Maria, a Mãe de Deus, para que, vendo-o como alguém da nossa raça e vivendo no meio de nós, não ficássemos perturbados pelo medo ao contemplá-lo. Por isso, aqueles que se revestiram das vestes em que o Criador apareceu, deste corpo de que ele se revestiu, revestiram-se do próprio Cristo (Ga 3,27). Porque eles desejaram viver no seu homem interior (Ef 3,16) a mesma humildade com que Cristo se revelou à sua criação e nela viveu, tal como agora se revela aos seus servos. Em vez do traje de honra e da glória exterior, eles revestiram-se dessa humildade.