19 setembro, 2005

EVANGELHO: Segunda-feira, dia 19 de Setembro de 2005.



Hoje a Igreja celebra : S. Januário, bispo, mártir, +305, Nossa Senhora da Salette


Livro de Esdras 1,1-6.
No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada por Jeremias, o Senhor inspirou Ciro, rei da Pérsia, o qual mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, o seguinte decreto: «Assim fala Ciro, rei da Pérsia: ‘O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, cidade de Judá. Quem de vós pertence ao seu povo? Que o seu Deus esteja com ele. Suba a Jerusalém, que fica na terra de Judá, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que reside em Jerusalém. Todos os sobreviventes, onde quer que habitem, sejam providos pelos habitantes das localidades onde se encontram, de prata, ouro, cereais, gado e ofertas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém.’» Assim, os chefes das famílias de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e levitas e todos aqueles a quem Deus movera os corações, prepararam-se para ir reedificar o templo do Senhor que está em Jerusalém. Todos os que viviam nas redondezas ajudaram-nos, dando-lhes prata, ouro, bens diversos, gado, cereais e coisas preciosas, além de outras ofertas voluntárias.
Livro de Salmos 126,1-6.
Quando o SENHOR mudou o destino de Sião, parecia-nos viver um sonho. nossa boca encheu-se de sorrisos e a nossa língua de canções. Dizia-se, então, entre os pagãos: «O SENHOR fez por eles grandes coisas!» Sim, o SENHOR fez por nós grandes coisas; por isso, exultamos de alegria. Transforma, SENHOR, o nosso destino, como as chuvas transformam o deserto do Négueb. Aqueles que semeiam com lágrimas, vão recolher com alegria. ida vão a chorar, carregando e lançando as sementes; no regresso cantam de alegria, transportando os feixes de espigas.
Evangelho segundo S. Lucas 8,16-18.
«Ninguém acende uma candeia para a cobrir com um vaso ou para a esconder debaixo da cama; mas coloca-a no candelabro, para que vejam a luz aqueles que entram. Porque não há coisa oculta que não venha a manifestar-se, nem escondida que não se saiba e venha à luz. Vede, pois, como ouvis, porque àquele que tiver, ser-lhe-á dado; mas àquele que não tiver, ser-lhe-á tirado mesmo o que julga possuir.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. João Crisóstomo (cerca de 345 - 407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja Homilia 15 sobre S. Mateus

A lâpada no lampadário"Não se acende uma lâmpada para a pôr debaixo do alqueire". Mais uma vez, com estas palavras, Jesus incita os seus discípulos a levarem uma vida sem mancha, aconselhando-os a velar constantemente sobre si mesmos, uma vez que estão colocados diante dos olhos de todos os homens, tal como atletas num estádio visto por todo o universo (1 Co 4,9).Declara-lhes: "Não digais: 'Podemos agora sentar-nos tranquilos, escondidos num cantinho do mundo', porque ides estar à vista de todos os homens, tal como uma cidade situada no cimo de um monte (Mt 5,14), tal como em casa uma luz que se pôs sobre o lampadário... Eu acendi a luz do vosso archote, mas cabe-vos alimentá-la, não só para vosso proveito pessoal, mas no interesse de todos os que a virem e forem, por ela, conduzidos à verdade. As piores malícias não poderão lançar qualquer sombra sobre a vossa luz, se viverdes na vigilância dos que são chamados a conduzir para o bem o mundo inteiro.Que a vossa vida responda, pois, à santidade do vosso ministério, para que a graça de Deus seja anunciada em toda a parte".