12 setembro, 2005

EVANGELHO: Segunda-feira, dia 12 de Setembro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : S. Guido de Anderlecht, peregrino, +1012, Santíssimo Nome de Maria


1ª Carta a Timóteo 2,1-8.

Recomendo, pois, antes de tudo, que se façam preces, orações, súplicas e acções de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, a fim de que levemos uma vida serena e tranquila, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois, há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus, que se entregou a si mesmo como resgate por todos. Tal é o testemunho dado para os tempos estabelecidos. Foi para isto que fui constituído arauto e apóstolo –digo a verdade, não minto – mestre das nações, na fé e na verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, erguendo as mãos puras, sem ira nem altercação.

Livro de Salmos 28,2.7-9.

Ouve o grito das minhas súplicas quando te invoco, quando ergo as minhas mãos para o teu santuário. SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração e Ele socorreu-me; por isso, hei-de louvá-lo de todo o coração. SENHOR é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido. Salva o teu povo, SENHOR, abençoa a tua herança, apascenta-o e guia-o para sempre.

Evangelho segundo S. Lucas 7,1-10.

Quando acabou de dizer todas as suas palavras ao povo, Jesus entrou em Cafarnaúm. Ora um centurião tinha um servo a quem dedicava muita afeição e que estava doente, quase a morrer. Ouvindo falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus de relevo para lhe pedir que viesse salvar-lhe o servo. Chegados junto de Jesus, suplicaram-lhe insistentemente: «Ele merece que lhe faças isso, pois ama o nosso povo e foi ele quem nos construiu a sinagoga.» Jesus acompanhou-os. Não estavam já longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por uns amigos: «Não te incomodes, Senhor, pois não sou digno de que entres debaixo do meu tecto, pelo que nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma só palavra e o meu servo será curado. Porque também eu tenho os meus superiores a quem devo obediência e soldados sob as minhas ordens, e digo a um: 'Vai', e ele vai; e a outro: 'Vem', e ele vem; e ao meu servo: 'Faz isto', e ele faz.» Ouvindo estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e disse à multidão que o seguia: «Digo-vos: nem em Israel encontrei tão grande fé.» E, de regresso a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde.

Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Francisco de Assis (1182-1226), fundador dos Frades Menores Primeira Regra, 17

"Não sou digno de te receber"No amor que é Deus, suplico a todos os meus irmãos – àqueles que pregam,àqueles que rezam, àqueles que trabalham manualmente, cléricos e leigos –que cultivem a humildade em tudo; que não se glorifiquem, achem satisfaçãoou se orgulhem interiormente com as palavras ou boas acções que Deus, porvezes, diz ou realiza neles ou através deles. De acordo com a palavra doSenhor: «Não vos alegreis por os espíritos maus se submeterem a vós» (Lc10,20). Estejamos disto firmemente convencidos: De nosso, só temos as faltase os pecados. Alegremo-nos sim pelas provas, quando temos de suportar, naalma e no corpo, toda a espécie de tribulações deste mundo, tendo em vista avida eterna.Irmãos, guardemo-nos pois de todo o orgulho e de toda a vã glória;guardemo-nos da sabedoria deste mundo e da prudência egoísta. Aquele que éescravo das suas tendências egoístas aplica-se muito em produzir discursos,mas muito menos em passar aos actos. Em lugar de buscar a religião e asantidade interiores do espírito, deseja uma religião e uma santidadeexteriores e bem visíveis aos olhos dos homens. É acerca desses que o Senhordiz: « Em verdade vos digo, já receberam a sua recompensa» (Mt 6,2). Pelocontrário, Aquele que é dócil ao espírito do Senhor deseja humilhar o que éegoísta, vil e abjecto na carne. Esse cultiva a humildade e a paciência, apura simplicidade e a verdadeira paz de espírito; aquilo que deseja sempre eacima de tudo é o temor filial de Deus, a sabedoria de Deus, o amor de Deus,Pai, Filho e Espírito Santo.