EVANGELHO: Sexta-feira, dia 09 de Setembro de 2005

Paulo, ap
óstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. Dou graças àquele que me confortou, Cristo Jesus Nosso Senhor, por me ter considerado digno de confiança, pondo-me ao seu serviço, a mim que antes fora blasfemo, perseguidor e violento. Mas alcancei misericórdia, porque agi por ignorância, sem ter fé ainda. E a graça de Nosso Senhor manifestou-se em mim com superabundância, juntamente com a fé e o amor que está em Cristo Jesus.

Livro de Salmos 16,1-2.5.7-8.11.
Defende-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Digo ao SENHOR: «Tu és o meu Deus, és o meu bem e nada existe acima de ti.» SENHOR, minha herança e meu cálice, a minha sorte está nas tuas mãos. Bendirei o SENHOR porque Ele me aconselha; até durante a noite a minha consciência me adverte. Tenho sempre o SENHOR diante dos meus olhos; com Ele a meu lado, jamais vacilarei. Hás-de ensinar-me o caminho da vida, saciar-me de alegria na tua presença, e de delícias eternas, à tua direita.
Evangelho segundo S. Lucas 6,39-42.
Jesus disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? Como podes dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja Comentário ao evangelho de Lucas
«Aquele q

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home