09 setembro, 2005

EVANGELHO: Sexta-feira, dia 09 de Setembro de 2005



Hoje a Igreja celebra : S. Pedro Claver, presbítero, +1654


1ª Carta a Timóteo 1,1-2.12-14.
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. Dou graças àquele que me confortou, Cristo Jesus Nosso Senhor, por me ter considerado digno de confiança, pondo-me ao seu serviço, a mim que antes fora blasfemo, perseguidor e violento. Mas alcancei misericórdia, porque agi por ignorância, sem ter fé ainda. E a graça de Nosso Senhor manifestou-se em mim com superabundância, juntamente com a fé e o amor que está em Cristo Jesus.
Livro de Salmos 16,1-2.5.7-8.11.
Defende-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Digo ao SENHOR: «Tu és o meu Deus, és o meu bem e nada existe acima de ti.» SENHOR, minha herança e meu cálice, a minha sorte está nas tuas mãos. Bendirei o SENHOR porque Ele me aconselha; até durante a noite a minha consciência me adverte. Tenho sempre o SENHOR diante dos meus olhos; com Ele a meu lado, jamais vacilarei. Hás-de ensinar-me o caminho da vida, saciar-me de alegria na tua presença, e de delícias eternas, à tua direita.
Evangelho segundo S. Lucas 6,39-42.
Jesus disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? Como podes dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja Comentário ao evangelho de Lucas

«Aquele que é bem formado será como o seu mestre»”O discípulo não está acima do mestre.” Porque é que estás a julgar quando o mestre ainda não julga? Porque ele não veio julgar o mundo mas derramar nele a sua graça. Entendida neste sentido, a palavra de Cristo passa a ser: “Se eu não julgo, não julgues tu também, tu que és meu discípulo. Pode acontecer que tu sejas culpado de faltas mais graves do que aquele que estás a julgar. Como será a tua vergonha quando disso tiveres consciência!O Senhor dá-nos o mesmo ensinamento na parábola em que diz: “Porque te preocupas com a palha no olho do teu irmão?” Com argumentos irrefutáveis, ele convence-nos a não querer julgar os outros e a estarmos sobretudo atentos ao nosso íntimo. Em seguida, pede-nos que procuremos libertar-nos das paixões que aí se instalaram, pedindo a Deus essa graça. Com efeito, é ele quem cura os que têm o coração desfeito e nos liberta das nossas doenças espirituais. Porque, se os pecados que te esmagam são maiores e mais graves do que os dos outros, porque é que os criticas sem te preocupares com os teus?Todos os que querem viver piedosamente e sobretudo os que têm o encargo de instruir os outros, tirarão necessariamente proveito deste preceito. Se forem virtuosos e moderados, dando com as suas acções o exemplo da vida evangélica, repreenderão com doçura aqueles que ainda não se tiverem decidido a fazer o mesmo.