15 setembro, 2005

EVANGELHO: Quinta-feira, dia 15 de Setembro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora das Dores


Carta aos Hebreus 5,7-9.
Nos dias da sua vida terrena, apresentou orações e súplicas àquele que o podia salvar da morte, com grande clamor e lágrimas, e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho de Deus, aprendeu a obediência por aquilo que sofreu e, tornado perfeito, tornou-se para todos os que lhe obedecem fonte de salvação eterna,
Livro de Salmos 31,2-6.15-16.20.
Em ti, SENHOR, me refugio; que eu nunca seja confundido. Salva-me pela tua justiça. Inclina para mim os teus ouvidos; apressa-te a libertar-me. Sê para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza que me salve. Tu és o meu rochedo e a minha fortaleza; por amor do teu nome, guia-me e conduz-me. Livra-me da cilada que me armaram, porque Tu és o meu refúgio. Nas tuas mãos entrego o meu espírito; SENHOR, Deus fiel, salva-me. Mas eu confio em ti, SENHOR; e digo: «Tu és o meu Deus. meu destino está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e perseguidores. Como é grande, SENHOR, a bondade que reservas para os que te são fiéis! Tu a concedes, à vista de todos, àqueles que em ti confiam.
Evangelho segundo S. Lucas 2,33-35.
Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele. Simeão abençoou os e disse a Maria, sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Boaventura (1221-1274), franciscano, doutor da Igreja Os sete dons do Espírito Santo

“Eis aí a tua mãe”A gloriosa Virgem pagou o nosso resgate como mulher corajosa e amante com
amor de compaixão por Cristo. Diz-se no Evangelho de são João: “A mulher, quando está para dar à luz, sente angústia, porque chegou a sua hora” (16, 21). A bem-aventurada Virgem não experimentou as dores que precedem o parto, porque não concebeu em pecado, como Eva contra quem se pronunciou a maldição; a sua dor, veio-lhe depois: ela deu à luz na cruz. As outras mulheres conhecem a dor corporal, ela experimentou a do coração. As outras sofrem uma alteração física; ela, compaixão e caridade.A bem-aventurada Virgem pagou o nosso resgate como mulher corajosa e amante com amor de misericórdia pelo mundo, e sobretudo pelo povo cristão: “Pode a mãe esquecer-se do seu filhinho, pode ela deixar de ter amor pelo filho das suas entranhas?” (Is 49, 15). Isto pode ajudar-nos a compreender que todo o povo cristão saiu das entranhas da Virgem gloriosa. Que Mãe amante a nossa! Imitemos a nossa Mãe e sigamo-la no seu amor. Ela teve compaixão das almas de tal maneira que tinha em nada qualquer perda material e qualquer sofrimento físico. “Fomos resgatados a alto preço!” (1 Cor 6, 20).