21 setembro, 2005

EVANGELHO: Quarta-feira, dia 21 de Setembro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : S. Mateus, apóstolo e evangelista

Carta aos Efésios 4,1-7.11-13.
Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só baptismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por todos e permanece em todos. Mas, a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo. E foi Ele que a alguns constituiu como Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, em ordem a preparar os santos para uma actividade de serviço, para a construção do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo.
Livro de Salmos 19,2-5.
Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia passa ao outro esta mensagem e uma noite dá conhecimento à outra noite. Não são palavras nem discursos cujo sentido se não perceba. seu eco ressoou por toda a terra, e a sua palavra, até aos confins do mundo. Deus fez, lá no alto, uma tenda para o Sol,
Evangelho segundo S. Mateus 9,9-13.
Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou se e seguiu-o. Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos. Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?» Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Beda Venerável (cerca de 673-735), monge, doutor da Igreja Homilias sobre os evangelhos

“Segue-me”"Jesus viu um homem sentado no balcão dos impostos ; o seu nome era Mateus. ‘Segue-me’, disse-lhe ele”. Ele viu-o não tanto com os olhos do corpo como com o olhar interior da sua misericórdia.... Viu o publicano e, como o viu com um olhar que tem piedade e que escolhe, “disse-lhe: ‘Segue-me’”, quer dizer, imita-me. Pedindo-lhe que o seguisse, convidava-o menos a caminhar atrás dele do que a viver como ele; porque “aquele que declara permanecer em Cristo de caminhar pelo caminho por onde Jesus caminhou” (1 Jo 2,6)...Mateus “levantou-se e seguiu-o”. Nada de espantoso que o publicano, ao primeiro apelo imperioso do Senhor, tenha abandonado a sua procura de bens temporais, tenha aderido àquele que lhe aparecia desprovido de toda a riqueza. É que o Senhor, que o chamava de fora com a sua palavra, tocava-o no mais íntimo da alma, derramando nela a luz da graça espiritual. Esta luz faria Mateus compreender que quem o chamava a deixar os bens materiais na terra era capaz de lhe dar no céu um tesouro incorruptível.