24 setembro, 2005

EVANGELHO: Sabado, dia 24 de Setembro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora das Mercês, S. Vicente Maria Strambi, bispo, +1824


Livro de Zacarias 2,5-9.14-15.
Então levantei os olhos e tive uma visão: Era um homem que tinha na mão um cordel de medir. Eu disse-lhe: «Para onde vais?» Ele respondeu-me: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual é o seu comprimento.» Então o anjo que falava comigo mantinha-se imóvel, quando veio ao seu encontro outro anjo que lhe disse: «Corre, fala àquele jovem e diz-lhe: ‘Jerusalém ficará sem muros, por causa da multidão de homens e de animais que haverá no meio dela. Mas eu serei para ela – oráculo do Senhor – como um muro de fogo à sua volta e serei no meio dela a sua glória.’» Rejubila e alegra-te, filha de Sião, porque eis que Eu venho para morar no meio de ti – oráculo do Senhor. Naqueles dias, muitas nações se unirão ao Senhor e serão meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor do universo me enviou a ti.
Jer. 31,10-13.
Povos, escutai a palavra do Senhor! Levai a notícia às ilhas longínquas e dizei: ‘Aquele que dispersou Israel vai reuni-lo e guardá-lo como o pastor ao seu rebanho.’ Porque o Senhor resgatou Jacob e libertou-o das mãos de um mais forte. Regressarão jubilosos às alturas de Sião, e afluirão aos bens do Senhor: Ao trigo, ao vinho e ao azeite, às crias de ovelhas e de vacas. A sua alma será como um jardim bem regado, e não voltarão a desfalecer. Então, a jovem alegrar-se-á, bailando; jovens e velhos partilharão do seu júbilo. Converterei o seu pranto em exultação, hei-de consolá-los, e aliviá-los das suas penas.
Evangelho segundo S. Lucas 9,43-45.
E todos estavam maravilhados com a grandeza de Deus. Estando todos admirados com tudo o que Ele fazia, Jesus disse aos seus discípulos : «Prestai bem atenção ao que vou dizer-vos: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.» Eles, porém, não entendiam aquela linguagem, porque lhes estava velada, de modo que não compreendiam e tinham receio de o interrogar a esse respeito.
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, doutor da Igreja

O nosso título de glória: o Filho do Homem entregue nas mãos dos homens

”Quanto a mim, diz S. Paulo, em nada me glorifico senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ga 6,14) Vê, nota Santo Agostinho, ali onde o sábio deste mundo julgou encontrar a vergonha, o apóstolo Paulo encontra um tesouro; o que a qualquer outro apareceu como uma loucura, para ele é sabedoria (1 Co 1,17 sg) e título de glória.Com efeito, cada um encontra glória naquilo que, a seus olhos, o engrandece. Se se julga um grande homem porque é rico, glorifica-se nos seus bens. Quem só vê a sua grandeza em Cristo é só em Jesus que encontra a sua glória; era assim o apóstolo Paulo: “Se vivo, não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”, dizia ele (Ga 2,20). Por isso, apenas se glorifica em Cristo e, acima de tudo, na cruz de Cristo. Porque nela estão reunidos todos os motivos para se glorificar.Há pessoas que consideram uma glória a amizade dos grandes e dos poderosos; Paulo só precisa da cruz de Cristo, para nela descobrir o sinal mais evidente da amizade de Deus. “A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, enquanto éramos pecadores” (Ro 5,8). Não, nada manifesta mais o amor de Deus por nós do que a morte de Cristo. “Oh, testemunho inestimável de amor!, exclama S. Gregório. Para resgatar o escravo, tu entregaste o Filho.” QUOTIDIANO Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68