26 setembro, 2005

EVANGELHO: Domingo, dia 25 de Setembro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : XXVI Domingo Comum (semana II do saltério), S. Firmino, bispo, mártir, séc. III


Livro de Ezequiel 18,25-28.
Porém, vós dizeis: 'O modo de proceder do Senhor não é justo.' Escutai, pois, casa de Israel: Então é o meu modo de agir que não é justo? Ou é o vosso que o não é ? Se o justo se afasta da sua justiça para praticar o mal e morre por causa disto, é por causa do mal que praticou que ele morrerá. Se o pecador se afasta do pecado que cometeu para praticar o direito e a justiça, ele merece viver. Se ele se afasta dos pecados que cometeu, viverá certamente, não morrerá.

Livro de Salmos 25,4-9.
Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos e ensina-me as tuas veredas. Dirige-me na tua verdade e ensina-me, porque Tu és o Deus meu salvador. Em ti confio sempre. Lembra-te, SENHOR, da tua compaixão e do teu amor, pois eles existem desde sempre. Não recordes os meus pecados de juventude e os meus delitos. Lembra-te de mim, SENHOR, pelo teu amor e pela tua bondade. SENHOR é bom e justo; por isso ensina o caminho aos pecadores, guia os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer o seu caminho.
Carta aos Filipenses 2,1-11.
Se tem algum valor uma exortação em nome de Cristo, ou um conforto afectuoso, ou uma solidariedade no Espírito, ou algum afecto e compaixão, então fazei com que seja completa a minha alegria: procurai ter os mesmos sentimentos, assumindo o mesmo amor, unidos numa só alma, tendo um só sentimento; nada façais por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós próprios, não tendo cada um em mira os próprios interesses, mas todos e cada um exactamente os interesses dos outros. Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem, rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Por isso mesmo é que Deus o elevou acima de tudo e lhe concedeu o nome que está acima de todo o nome, para que, ao nome de Jesus, se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra; e toda a língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor!”, para glória de Deus Pai.
Evangelho segundo S. Mateus 21,28-32.
«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: 'Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: 'Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.» Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder vos no Reino de Deus. João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Isaac de l´Étoile (? - cerca de 1171), monge de Cister Sermão de Quaresma


“Sair do pecado e entrar no Reino de Deus”Irmãos, é o momento de sair, cada um de nós, da escravidão do pecado. Deixemos a nossa Babilónia para encontrar Deus nosso Salvador, como nos adverte o profeta: “prepara-te para o encontro com o teu Deus, ó Israel!” (Am 4,12). Deixemos o abismo do nosso pecado e aceitemos partir ao encontro do Senhor que assumiu “uma carne idêntica à do pecado” (Rm 8,3). Deixemos voluntariamente o pecado e façamos penitência. Então, encontraremos Cristo: ele próprio expiou o pecado que não tinha cometido. Então, aquele que salva os penitentes nos concederá a salvação: “Ele foi misericordioso para com os que se converteram”.Dir-me-ás: ”Quem por si próprio pode sair do pecado?”. Sim, na verdade o maior pecado é o amor ao pecado, o desejo de pecar. Sai pois deste desejo... Detesta o pecado e ver-te-ás fora do pecado. Se tu detesta o pecado, tu encontraste Cristo onde ele se encontra. A quem detesta o pecado... Cristo perdoa a falta esperando cortar pela raiz os nossos maus hábitos.Mas vós dizeis que mesmo isso é muito para vós e que sem a graça de Deus éimpossível ao homem detestar o seu pecado e desejar a justiça: “louvai oSenhor pelas suas misericórdias, pelas suas maravilhas a favor dos homens!”(Sl 106,8)...Senhor de mão poderosa, Jesus todo-poderoso, vem libertar a minha razãocativa do demónio da ignorância e arrancar a minha vontade doente da pesteda sua cobiça.Liberta as minhas capacidades a fim de que eu possa agir com força, comodesejo de todo o coração.