29 outubro, 2005

EVANGELHO: Sabado, dia 29 de Outubro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : S. Narciso, bispo de Jerusalém, +212


Carta aos Romanos 11,1-2.11-12.25-29. Pergunto então: terá Deus rejeitado o seu povo? De maneira nenhuma! Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que de antemão escolheu. Não sabeis, porventura, o que diz a Escritura na passagem onde Elias apresenta a Deus esta queixa contra Israel: Agora eu pergunto: terão eles tropeçado só para cair? De modo nenhum! Pelo contrário, foi devido à sua queda que a salvação chegou aos gentios, e isso aconteceu para que Israel sentisse ciúme deles. Ora, se a sua queda reverteu em riqueza para o mundo e a sua perda em riqueza para os gentios, quanto mais não será na plenitude da sua conversão! Eu não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que vos não julgueis sábios: deu-se o endurecimento de uma parte de Israel, até que a totalidade dos gentios tenha entrado. E é assim que todo o Israel será salvo, de acordo com o que está escrito: Virá de Sião o libertador, que afastará as impiedades do meio de Jacob. Esta é a aliança que Eu farei com eles, quando lhes tiver tirado os seus pecados. No que diz respeito ao Evangelho, eles são inimigos, para proveito vosso; mas em relação à eleição, são amados, devido aos seus antepassados. É que os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis.
Livro de Salmos 94,12-15.17-18. SENHOR, feliz o homem a quem tu corriges e instruis na tua lei! Esse terá descanso nos dias maus, enquanto se abre a cova para o ímpio. SENHOR não abandona o seu povo nem despreza a sua herança. De novo há-de voltar a haver justiça, e hão-de segui-la todos os de coração recto. Se o Senhor não fosse o meu auxílio, em breve eu estaria a morar com os mortos. Quando digo: «Os meus pés vacilam», logo a tua bondade, SENHOR, me ampara.
Evangelho segundo S. Lucas 14,1.7-11. Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam. Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: 'Cede o teu lugar a este.' Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: 'Amigo, vem mais para cima.' Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Bruno de Segni (cerca 1045-1123), bispo Comentário ao evangelho de Lucas
“Quem se humilha será exaltado”
“Tu me preparas abundante mesa em frente de meus inimigos” (Sl 22,5)...Que mais podemos nós desejar? Porque havemos de escolher os primeiros lugares? Seja qual for o lugar que ocuparmos, teremos tudo em abundância e nada nos faltará. Mas tu que procuras ter o primeiro lugar, quem quer que sejas, vai-te sentar no último lugar. Não permitas que o teu saber te encha de orgulho; não te deixes exaltar pela celebridade. Mas quanto mais importante fores, mais necessário é humilhares-te em todas as coisas e “encontrarás graça junto de Deus” (Lc 1,30), de tal modo que no momento favorável ele te dirá: “Meu amigo, vem para um lugar superior” e “isso será para ti uma honra aos olhos de todos os que estão contigo à mesa”.Certamente, tanto quanto dependia dele, Moisés ocupava o último lugar. Assim que o Senhor o quis enviar aos filhos de Israel e o convidou a ter acesso a um estado mais elevado, ele respondeu-lhe: “Ah, Senhor! Eu não sou homem que facilmente use de palavra” (Ex 4,10) “dai essa missão a outro” (Ex 4,13). É como se ele tivesse dito: “Não sou digno de tão alto cargo”. Saul também se considerava como um homem de condição humilde, quando o Senhor fez dele um rei. E igualmente Jeremias, receando subir ao primeiro lugar, dizia: “Ó Senhor meu Deus, vede: não sei falar, não passo de uma criança”. É pois por humildade, e não por orgulho, pelas virtudes, não pelo dinheiro, que nós devemos procurar ocupar o primeiro lugar.