26 outubro, 2005

EVANGELHO: Quarta-feira, dia 26 de Outubro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : Santo Evaristo, papa, mártir, +107


Carta aos Romanos 8,26-30. É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos. Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou. Hino ao amor de Deus
Livro de Salmos 13,4-6. Olha para mim e responde-me, SENHOR, meu Deus. Ilumina os meus olhos para não adormecer na morte. Que o meu inimigo não diga: «Venci-o!», nem os meus adversários se alegrem com a minha queda. Eu, porém, confiei na tua misericórdia; o meu coração alegra-se com a tua salvação. Cantarei ao SENHOR pelo bem que Ele me fez.
Evangelho segundo S. Lucas 13,22-30. Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: 'Abre-nos, Senhor!' Mas ele há-de responder-vos: 'Não sei de onde sois.' Começareis, então, a dizer: 'Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.' Responder-vos-á: 'Repito vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.' Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Leão Magno (? – c. 461), papa e doutor da Igreja 3ª Homilia para a Epifania

“Hão-de vir do Nascente e do Poente, do Norte e do Sul tomar lugar à mesa do Reino de Deus”
Nos últimos tempos (1 Pe 1, 20), Deus, na sua bondade misericordiosa, quis vir em socorro do mundo que perecia. Decidiu que a salvação de todas as nações se faria em Cristo… Foi por elas que Abraão recebeu outrora a promessa de uma descendência inumerável, gerada não pela carne, mas pela fé. É também comparada à multidão das estrelas do céu (Gn 15, 5), porque do pai de todas as nações é esperada uma posteridade não terrestre mas celeste…Portanto, que “a totalidade das nações entre” (Rm 11, 25), que todos os povos entrem na família dos patriarcas. Que os filhos da promessa recebam a bênção da raça de Abraão (Rm 9,8) … Que todas as nações da terra venham adorar o Criador do universo. Que Deus já não seja unicamente “conhecido na Judeia”, mas em todo o mundo, e que, em toda a parte, “o seu nome seja grande como em Israel” (Sl 75, 2) …Irmãos, instruídos nestes mistérios da graça divina, em espírito de alegria, celebremos o chamamento das nações. Demos graças ao Deus da misericórdia “que nos chama a tomar parte na herança dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu amado Filho” (Cl 1, 12-13). Como anuncia o profeta Isaías…: “Hão-de invocar-te nações que não te conheciam; povos que te ignoravam acorrerão a ti” (55, 5). Abraão viu esse dia e alegrou-se (Jo 8, 56), quando soube que os seus filhos segundo a fé seriam abençoados na sua descendência, isto é, em Cristo. Na fé, ele viu-se “pai de uma multidão de povos” e “deu glória a Deus, plenamente convencido de que Ele tinha poder para realizar o que tinha prometido” (Rm 4, 18-21).