15 outubro, 2005

EVANGELHO: Sabado, dia 15 de Outubro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : Santa Teresa de Ávila, virgem, doutora da Igreja, +1582

Carta aos Romanos 4,13.16-18.

Não foi em virtude da Lei, mas da justiça obtida pela fé que a Abraão, ou à sua descendência, foi feita a promessa de que havia de receber o mundo em herança. Por isso, é da fé que depende a herança. Só assim é que esta é gratuita, de tal modo que a promessa se mantém válida para todos os descendentes: não apenas para aqueles que o são em virtude da Lei, mas também para os que o são em virtude da fé de Abraão, pai de todos nós, conforme o que está escrito: Fiz de ti o pai de muitos povos. Pai diante daquele em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência o que não existe. Foi com uma esperança, para além do que se podia esperar, que ele acreditou e assim se tornou pai de muitos povos, conforme o que tinha sido dito: Assim será a tua descendência.

Livro de Salmos 105,6-9.42-43.

vós, descendentes de Abraão, seu servo, filhos de Jacob, seu escolhido. Ele é o SENHOR, nosso Deus, e governa sobre a terra! Ele recordará sempre a sua aliança, a promessa que jurou manter por mil gerações, pacto que fez com Abraão e aquele juramento que fez a Isaac. Deus lembrou-se da sua palavra sagrada, que tinha dado a Abraão, seu servo, fez sair o seu povo com alegria e os seus eleitos com gritos de júbilo. Evangelho segundo

S. Lucas 12,8-12.

Digo-vos ainda: Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me tiver negado diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem, há-de perdoar-se; mas, a quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo, jamais se perdoará. Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa, pois o Espírito Santo vos ensinará, no momento próprio, o que deveis dizer.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Actas do martírio de S. Justino e companheiros (ano de 163)

« O Espírito Santo vos ensinará nessa hora o que haveis de dizer”
Prenderam os santos todos juntos e conduziram-nos ao prefeito de Roma, Rusticus. Quando compareceram diante do tribunal, o prefeito Rusticus disse a Justino...:
- A que ciência te consagras?
- Tenho estudado sucessivamente todas as ciências. Acabei por me dedicar à doutrina verdadeira dos cristãos...
- Que doutrina é essa?
- Nós adoramos o Deus dos cristãos; esse Deus, nós acreditamos que é único, que desde a origem é o criador de todo o universo, das coisas visíveis e das invisíveis. Acreditamos que Jesus Cristo, o servo de Deus, é o Senhor, anunciado pelos profetas como o que havia de proteger a raça humana, mensageiro da salvação e senhor de toda a sabedoria. Eu, que sou apenas um homem, sou demasiado pequeno para falar dignamente da sua divindade infinita; reconheço que é precisa uma capacidade de profeta... Ora os profetas eram inspirados pelo céu, quando anunciaram a sua vinda ao mundo.
O prefeito Rusticus perguntou:
- Onde vos reunis?... Onde reúnes os teus discípulos?
- Eu moro por cima de um tal Martinho, junto dos banhos de Timóteo. A todos os que quiseram ir lá ter comigo, comuniquei-lhes a doutrina da verdade.
- Então tu es cristão?
- Sim, sou cristão.O prefeito Rusticus disse a Chariton:
- E tu, Chariton, também es cristão?
- Sou cristão pela vontade de Deus- E tu, que és tu, Evelpisto?
- Também eu sou cristão. Era escravo mas fui libertado por Cristo e partilho a mesma esperança, pela graça de Cristo.
- Foi Justino que te fez cristão?
- Fui sempre cristão e sê-lo-ei sempre... Sem dúvida que ouvia com prazer as lições de Justino; mas devo aos meus pais o ser cristão...Peon levantou-se e disse espontaneamente:- Eu também sou cristão.
O prefeito disse a Lliberiano:
- E tu, que tens tu a dizer? És cristão’ És também um ímpio?
- Também sou cristão. Mas não sou um ímpio porque adoro o único verdadeiro Deus.
O prefeito voltou a Justino:
- Escuta-me, tu que dizer seres eloquente e julgas possuir a doutrina verdadeira. Se fores chicoteado, e depois decapitado, estás convencido que, depois, subirás ao céu? Imagina que lá receberás a tua recompensa?
- Espero ter lá a minha morada se suportar tudo isso. E sei que a recompensa divina está reservada, até à consumação de todo o universo, a todos os que viverem desta forma... Não imagino, estou convencido, tenho disso a certeza.

2 Comments:

At 6:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Minha Santa Teresa, doutora e mestra, dai-me discernimento e firmeza na fé. Que eu jamais abandone meu Senhor e meu Deus! Amém!

 
At 6:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Minha Santa Teresa, doutora e mestra, dai-me discernimento e firmeza na fé. Que eu jamais abandone meu Senhor e meu Deus! Amém!

 

Postar um comentário

<< Home