Hoje a Igreja celebra :
Santa Taís, penitente, séc. IV, Santo Artoldo, monge pastor, +1206
Livro de Joel 4,12-21.
Nações, levantai-vos e vinde ao Vale de Josafat; aí me sentarei para julgar as nações vindas de toda a parte. Metei a foice porque a messe está madura, vinde pisar porque o lagar está cheio, as cubas transbordam porque a malícia deles é muito grande. Multidões e multidões, no Vale do Julgamento, porque o Dia do Senhor está perto, no Vale do Julgamento. O Sol e a Lua obscurecem-se, as estrelas perdem o seu brilho.» «O Senhor rugirá de Sião! Trovejará de Jerusalém! Então os céus e a terra serão abalados. Mas para o seu povo, o Senhor será um refúgio, uma fortaleza para os filhos de Israel! Sabereis então que Eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado, onde os estrangeiros não tornarão mais a passar. Acontecerá naquele dia que os montes destilarão vinho novo, o leite manará das colinas, as águas jorrarão em todas as ribeiras de Judá. Uma fonte sairá do templo do Senhor para irrigar o Vale das Acácias. O Egipto será a desolação e Edom será um deserto desolado pois trataram com crueldade os filhos de Judá e derramaram, no seu país, o sangue inocente. Mas Judá será habitada para sempre e Jerusalém, de geração em geração. Eu vingarei o seu sangue, não os deixarei impunes. E o Senhor habitará em Sião.»
Livro de Salmos 97,1-2.5-6.11-12.
SENHOR é rei: alegre-se a terra e rejubile a multidão das ilhas! Ele está rodeado de nuvens e escuridão; a justiça e o direito são a base do seu trono. As montanhas derretem-se, como cera, diante do Senhor de toda a terra. Os céus proclamam a justiça de Deus e todos os povos contemplam a sua grandeza. luz desponta para os justos, e a alegria, para os rectos de coração. Alegrai-vos, justos, no SENHOR, proclamai que o seu nome é santo!
Evangelho segundo S. Lucas 11,27-28.
Enquanto Ele falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : S. Bernardo (1091-1153), monge e doutor da Igreja
«Felizes os que escutam a palavra do Senhor e a guardam»Maria era muito reservada; temos disso a prova no Evangelho. Quando é que a vedes ser loquaz ou cheia de presunção? Um dia estava à porta desejando falar ao seu filho, mas não usou da sua autoridade materna, nem para interromper a Sua pregação, nem para entrar na casa onde ele pregava. (Mc 3, 31)Se a memória não me falha, os evangelhos apenas fazem escutar quatro vezes as palavras de Maria. A primeira, quando se dirige ao anjo, ainda que seja só uma resposta. A segunda, na visita a Isabel, quando, exaltada por sua prima, quis glorificar ainda mais o Senhor. A terceira, quando se queixou a seu filho, então com doze anos, de que seu pai e ela o haviam procurado com inquietação. A quarta, nas bodas de Cana, quando interpela seu filho e os criados.Em todas as outras circunstâncias, Maria mostra-se lenta no falar e pronta no escutar, pois «conservava todas estas palavras, ponderando-as em seu coração» (Lc 2, 19-51). Não, em lado algum encontrareis que ela tenha falado, mesmo do mistério de encarnação. Infelicidade nossa que temos a palavra na ponta da língua! Infelicidade nossa que vazamos toda a nossa alma como uma vasilha furada!Quantas vezes ouviu Maria o seu filho, não só falar por parábolas às multidões, mas na intimidade, revelar aos discípulos os segredos do Reino dos céus! Ela viu-O fazer milagres, depois, suspenso na cruz, expirando, ressuscitado, e subindo ao céu. Quantas vezes nos dizem que, em todas estas circunstâncias, a voz da Virgem se tenha feito ouvir? Quanto mais Maria é grande, mais ela se humilha não apenas em tudo, mas mais que todos.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home