20 outubro, 2005

EVANGELHO: Quinta-feira, dia 20 de Outubro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : Santa Iria, mártir, +653

Carta aos Romanos 6,19-23.
Estou a falar em termos humanos, devido à fraqueza da vossa carne. Do mesmo modo que entregastes os vossos membros, como escravos, à impureza e à desordem, para viverdes na desordem, entregai agora também os vossos membros como escravos à justiça, para viverdes em santidade. Quando éreis escravos do pecado, éreis livres no que toca à justiça. Afinal, que frutos produzíeis então? Coisas de que agora vos envergonhais, porque o resultado disso era a morte. Mas agora, que estais libertos do pecado e vos tornastes servos de Deus, produzis frutos que levam à santificação, e o resultado é a vida eterna. É que o salário do pecado é a morte; ao passo que o dom gratuito que vem de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, Senhor nosso.
Livro de Salmos 1,1-4.6.
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos; antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite. como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido. Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva. SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.
Evangelho segundo S. Lucas 12,49-53.
«Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa Diário
«Lançar um fogo sobre a terra»: o dom do Espírito Santo (Act 2,3)
Ó Espírito de Deus, Espírito de Amor e de Misericórdia,Que derramas no meu coração o bálsamo da confiança,A tua graça confirma a minha alma no bem,Dando-lhe uma força invencível; a constância!Ó Espírito de Deus, Espírito de Paz e de Alegria,Que reconfortas meu coração sequioso,Derrama nele a fonte viva do amor divinoE torna-o intrépido na luta.Ó Espírito de Deus, o mais amável hóspede da minha alma,Desejo no mais íntimo ser-te fiel,Tanto nos dias de alegria como nas horas de sofrimento;Desejo, Espírito de Deus, viver sempre na tua presença.Ó Espírito de Deus, que inundas o meu serE me fazes conhecer a tua vida divina e trinitária,Tu me inicias em teu Ser divino;Unida assim a Ti, tenho a vida eterna.