21 outubro, 2005

EVANGELHO: Sexta-feira, dia 21 de Outubro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : Santa Úrsula e companheiras, virgens, mártires, séc. IV


Carta aos Romanos 7,18-25.

Sim, eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita coisa boa; pois o querer está ao meu alcance, mas realizar o bem, isso não. É que não é o bem que eu quero que faço, mas o mal que eu não quero, isso é que pratico. Ora, se o que eu não quero é que faço, então já não sou eu que o realizo, mas o pecado que habita em mim. Deparo, pois, com esta lei: em mim, que quero fazer o bem, só o mal está ao meu alcance. Sim, eu sinto gosto pela lei de Deus, enquanto homem interior. Mas noto que há outra lei nos meus membros a lutar contra a lei da minha razão e a reter-me prisioneiro na lei do pecado que está nos meus membros. Que homem miserável sou eu! Quem me há-de libertar deste corpo que pertence à morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, Senhor nosso! Concluindo: eu sou o mesmo que, com o espírito, sirvo a lei de Deus e, com a carne, a lei do pecado.

Livro de Salmos 119,66.68.76-77.93-94.

Dá-me sabedoria e conhecimento, pois confio nos teus mandamentos.
Tu és bom e generoso; ensina-me as tuas leis.
Que a tua bondade me sirva de conforto, conforme o que prometeste ao teu servo.
Mostra-me a tua misericórdia e viverei, porque a tua lei faz as minhas delícias.
Jamais esquecerei os teus preceitos, pois é por eles que me dás a vida.
Eu sou teu: salva-me, pois sempre tenho seguido os teus preceitos!


Evangelho segundo S. Lucas 12,54-59.

Dizia também às multidões: «Quando vedes uma nuvem levantar-se do poente, dizeis logo: 'Vem lá a chuva'; e assim sucede. E quando sopra o vento sul, dizeis: 'Vai haver muito calor'; e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis reconhecer o tempo presente?» «Porque não julgais por vós mesmos, o que é justo? Por isso, quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura resolver o assunto no caminho, não vá ele entregar-te ao juiz, o juiz entregar-te ao oficial de justiça e o oficial de justiça meter-te na prisão. Digo-te que não sairás de lá, antes de pagares até ao último centavo.»