04 fevereiro, 2006

Banho abençoado.

por ARIADNE NIERO/ Florianópolis/Agência RBS

A praia da Joaquina mudou literalmente de hábito na manhã de ontem. Com o calor de quase 33ºC, um grupo de freiras franciscanas parou o trânsito da orla.

Foi a primeira vez que a freira paraibana Vitória Dantas esteve numa praia de Florianópolis.

- Não tem como perder este espetáculo da natureza. Estamos vestidas mas nem por isso deixamos de aproveitar o mar - destacou a irmã, no convento há nove anos.

Não demorou muito para os curiosos chegarem até as religiosas, todas na faixa dos 30 anos, para saberem como entrariam na água. Muitos queriam ver se as jovens religiosas iriam encarar um maiô para entrar no mar.

- Não precisamos tirar o hábito. É uma forma de mostrar o respeito que temos ao nosso juramento junto à Igreja - explica Marlene Betlinski, 30 anos, que acabou de deixar Porto Seguro, na Bahia, para abrir uma uma congregação das irmãs franciscanas na capital catarinense.

- Estamos em missão. Vou ficar por dois anos aqui e já senti que não sentirei falta do nordeste brasileiro - prevê a freira.

Para entrar no clima de praia, a irmã Márcia Paroli, 35 anos, não dispensou os óculos de sol. Teve até quem comentou na areia da Joaquina que foi a primeira vez que viu uma religiosa com o artigo. Márcia foi a única das três amigas que não perdeu tempo na areia.

- Não precisamos tirar nada. É só amarrar bem o véu que não cai. A roupa também não fica pesada - esclarece aos curiosos de plantão.


Para fugir do calor sem quebrar o juramento religioso, freiras entraram de roupa na Joaquina, em Florianópolis (foto Glaicon Covre, Agência RBS/ZH)

Sem dispensar os óculos, a irmã Márcia Paroli molhou o hábito na Joaquina (SC)
Foto(s): Glaicon Covre, Agência RBS/ZH

(FONTE: Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/>. Acesso em: 04 fev. 2006.)