31 janeiro, 2006

Navegantes será maior este ano: Fiéis terão mais quatro horas para visitar o santuário em Porto Alegre.


Os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes terão mais tempo para demonstrar sua fé na festa deste ano. Para atender aos romeiros vindos de outros municípios, a organização da mais tradicional festa religiosa da Capital decidiu ampliar a programação do evento até as 23h de quinta-feira, dia 2, dando aos fiéis mais quatro horas para reverenciar a imagem da santa no interior do templo.

Até o ano passado, o santuário era fechado à visitação às 19h, logo depois de a imagem ser levada do largo de Navegantes para dentro da igreja.

- Recebíamos muitas pessoas de outras cidades, onde não era feriado, que não conseguiam chegar a tempo de ver a imagem de Nossa Nossa Senhora dos Navegantes - revela o coordenador-geral da festa, Juarez Vasques.
Ontem, fiéis já se empenhavam na decoração do santuário. A celebração religiosa terá início às 7h, com missa na Igreja do Rosário, no Centro. Logo após, por volta das 8h, começará a procissão que levará a imagem de volta ao santuário de Navegantes. O cortejo deverá durar cerca de duas horas. Em frente ao templo, na Zona Norte, uma missa campal será celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings.

Pessoas e entidades receberão o Mérito de Nossa Senhora

Em sua 131ª edição, a festa trará algumas novidades. Durante a missa campal, será entregue, pela primeira vez, a ordem do Mérito de Nossa Senhora dos Navegantes a cinco pessoas ou entidades que se destacaram na festa. Ainda na cerimônia, a primeira-dama de Porto Alegre, Isabela Fogaça, cantará a Ave Maria.

À noite, a soprano Cristina Sorrentino interpretará a mesma oração, em latim, quando a imagem for levada ao interior do santuário. O grupo nativista Tchê Barbaridade será responsável pelo show de encerramento da festa, a partir das 20h.

O dinheiro arrecadado com a venda de lembranças religiosas e outros brindes, em tendas armadas no largo em frente à igreja, será revertido ao projeto Navegar na Esperança. A iniciativa, mantida pela Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, destina-se a oferecer atividades extraclasse a crianças entre nove e 12 anos de famílias pobres da região.

Procissão fluvial

> A procissão terrestre será acompanhada de um evento fluvial paralelo, organizado por pescadores, remadores e representantes de clubes náuticos
> A romaria pelas águas terá início às 9h30min na Ilha da Pintada, com concentração e bênção das embarcações 15 minutos depois, na prainha do Gasômetro
> O cortejo seguirá para o Parque Náutico do Estado, onde haverá uma celebração ecumênica seguida de festividades
Trajeto:
FONTE: Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/>. Acesso em: 31 jan. 2006.