06 novembro, 2005

EVANGELHO:Domingo, dia 06 de Novembro de 2005.

Hoje a Igreja celebra : XXXII Domingo Comum (semana IV do saltério), Beato Nuno de Santa Maria (Santo Condestável), guerreiro, religioso, +1431


Livro de Sabedoria 6,12-16. Radiante e inalterável é a sabedoria; facilmente se deixa ver por aqueles que a amam, e encontrar por aqueles que a buscam. Antecipa-se a manifestar-se aos que a desejam. Quem por ela madruga não se cansará: há-de encontrá-la sentada à sua porta. Meditar nela é prudência consumada, e aquele que não dorme por causa dela depressa estará livre de inquietação. Pois ela própria vai à procura dos que são dignos dela, pelos caminhos lhes aparece com benevolência e vai ao encontro deles, em cada um dos seus pensamentos.
Livro de Salmos 63,2-8. Deus, Tu és o meu Deus! Anseio por ti! A minha alma tem sede de ti; todo o meu ser anela por ti, como terra árida, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário, para ver o teu poder e a tua glória. teu amor vale mais do que a vida; por isso, os meus lábios te hão-de louvar. Quero bendizer-te toda a minha vida e em teu louvor levantar as minhas mãos. minha alma será saciada com deliciosos manjares, com vozes de júbilo te louvarei. Lembro-me de ti no meu leito, penso em ti, se fico acordado, porque Tu és o meu auxílio, e à sombra das tuas asas eu exulto.
1ª Carta aos Tessalonicenses 4,13-17. Irmãos, não queremos deixar-vos na ignorância a respeito dos que faleceram, para não andardes tristes como os outros, que não têm esperança. De facto, se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus reunirá com Jesus os que em Jesus adormeceram. Eis o que vos dizemos, baseando-nos numa palavra do Senhor: nós, os vivos, os que ficarmos para a vinda do Senhor, não precederemos os que faleceram; pois o próprio Senhor, à ordem dada, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do Céu, e os mortos em Cristo ressurgirão primeiro. Em seguida nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Evangelho segundo S. Mateus 25,1-13. «O Reino do Céu será semelhante a dez virgens que, tomando as suas candeias, saíram ao encontro do noivo. Ora, cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas candeias, não levaram azeite consigo; enquanto as prudentes, com as suas candeias, levaram azeite nas almotolias. Como o noivo demorava, começaram a dormitar e adormeceram. A meio da noite, ouviu-se um brado: 'Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!’ Todas aquelas virgens despertaram, então, e aprontaram as candeias. As insensatas disseram às prudentes: 'Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas candeias estão a apagar-se.’ Mas as prudentes responderam: 'Não, talvez não chegue para nós e para vós. Ide, antes, aos vendedores e comprai-o.’ Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o noivo; as que estavam prontas entraram com ele para a sala das núpcias, e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as outras virgens e disseram: 'Senhor, senhor, abre-nos a porta!’ Mas ele respondeu: 'Em verdade vos digo: Não vos conheço.’ Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja Sermão 93
«No meio da noite»
As dez virgens quiseram todas elas ir ao encontro do esposo. Que significa ir ao encontro do esposo? É ir com o seu coração, é viver na espera da sua chegada. Mas ele tardava a vir e “todas adormeceram”… Que significam estas estas palavras: “O sono caiu sobre todas elas”? Há um sono a que ninguém pode escapar. Lembrem-se daquelas palavras do apóstolo Paulo: “Não queremos, irmão, que ignoreis o que o que diz respeito aos que dormem” (1 Tes 4,12), isto é, aos que estão mortos… Elas adormeceram todas. Acreditais que a virgem prudente possa escapar à morte? Não, sejam elas prudentes ou loucas, todas devem passar pelo sono da morte…“E eis que, no meio da noite, um grito se ouviu”. Que quer isto dizer? É no momento em que ninguém pensa, em que ninguém espera… Ele virá no momento em que pensarmos menos nisso. Porque virá ele assim? “Porque, diz ele, não vos compete conhecer o tempo ou a hora que o Pai fixou na sua autoridade” (Act 1,7). “O dia do Senhor, diz o apóstolo Paulo, virá como um ladrão em plena noite “ (1 Tes 5,3). Vigiai, pois, durante na noite para não serdes surpreendidos pelo ladrão. Porque, que o queirais ou não, o sono da morte virá necessariamente…E, no entanto, isso só acontecerá quando se ouvir um grito no meio da noite. Que grito é este, senão aquele de que o apóstolo Paulo diz: “Num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados” (1 Co 15,52)? Após aquele grito que ressoará no meio da noite: “Eis que o esposo vem”, que acontecerá? “Todas se levantaram”.