03 novembro, 2005

EVANGELHO: Quinta-feira, dia 03 de Novembro de 2005.


Hoje a Igreja celebra : S. Martinho de Porres (ou de Lima), religioso, +1639


Carta aos Romanos 14,7-12. De facto, nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e se morremos, é para o Senhor que morremos. Ou seja, quer vivamos quer morramos, é ao Senhor que pertencemos. Pois foi para isto que Cristo morreu e voltou à vida: para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos. Mas tu, porque julgas o teu irmão? E tu, porque desprezas o teu irmão? De facto, todos havemos de comparecer diante do tribunal de Deus, pois está escrito: Tão certo como Eu vivo, diz o Senhor, todo o joelho se dobrará diante de mim e toda a língua dará a Deus glória e louvor. Portanto, cada um de nós terá de dar contas de si mesmo a Deus. Unidos no amor
Livro de Salmos 27,1-4.13-14. SENHOR é minha luz e salvação: de quem terei medo? O SENHOR é o baluarte da minha vida: quem me assustará? Quando os malvados avançam contra mim, para me devorar, são eles, meus opressores e inimigos, que resvalam e caem. Ainda que um exército me cerque, o meu coração não temerá. Mesmo que me declarem a guerra, ainda assim terei confiança. Uma só coisa peço ao SENHOR e ardentemente a desejo: é habitar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para saborear o seu encanto e ficar em vigília no seu templo. Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do SENHOR, na terra dos vivos. Confia no SENHOR! Sê forte e corajoso, e confia no SENHOR!
Evangelho segundo S. Lucas 15,1-10. Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus propôs-lhes, então, esta parábola: «Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.' Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.» «Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar? E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.' Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Isaac de l'Étoile (?- cerca de 1171), monge cisterciense Sermão 35 ; 2º domingo da Quaresma

«Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha que estava perdida»
Quando chegou o tempo da misericórdia (Sl 101,15), o Bom Pastor desceu de junto do Pai…, tal como tinha sido prometido desde toda a eternidade. Veio procurar a única ovelha que se tinha perdido. Prometido a ela desde sempre, por causa dela foi enviado no tempo; por ela nasceu e se entregou, eternamente predestinado a ela. Ela é única, separada dos judeus e dos gentios…, presente em todos os povos…; é única no seu mistério, múltipla nas pessoas, múltipla pela carne segundo a natureza, única pelo espírito segundo a graça – numa palavra, uma única ovelha e uma multidão incontável…Ora aqueles que o Pastor reconhece como seus, “ninguém pode arrancá-los das suas mãos” (Jo 10,28). Porque não se pode forçar a verdadeira potência, enganar a sabedoria, destruir a caridade. Por isso, ele fala com segurança ao dizer: “Dos que me deste, Pai, não perdi um único” (Jo 18,9)…Ele foi enviado como verdade aos violentados, como estrada aos perdidos, como vida para os que estavam mortos, como sabedoria para os insensatos, como remédio para os doentes, como resgate para os cativos, como alimento para os que morriam de fome, Para todos esses, pode dizer-se que ele foi enviado “às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15,24), para que elas não se percam para sempre. Foi enviado como alma para um corpo inerte, para que à sua vinda os membros se reanimem e revivam com uma vida nova, sobrenatural e divina: é a primeira ressurreição (Ap 20,5) Por isso, pode ele mesmo declarar: “Vai chegar a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão e os que a tiverem ouvido viverão” (Jo 5,25). E pode portanto dizer das suas ovelhas: “Elas ouvirão a minha voz e seguir-me-ão” (Jo, 4-5).