10 agosto, 2006

Amar é cuidar

Sempre em nossas Igrejas, nos nossos grupos de oração, de jovens, nas partilhas, nos encontros de casais, falamos em amor. Mas que amor é esse de que falamos? Muitas vezes pensamos que o amor sentimento é o puro amor cristão. Não é verdade. Não podemos obrigar a nós mesmos de sentir algo. E se não podemos controlar nosso sentimento, de qual amor fala Jesus?
Quando Jesus nos diz: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", não falava de um sentimento de bondade, de alegria, de desejo de bem ao outro somente. Jesus fala de comportamento. Sim meus irmãos, podemos traduzir esta frase da seguinte maneira: "Comportai-vos uns com os outros como eu me comportei com vocês".
A maneira de agir de Jesus, aquela que dá a vida pelos amigos, à qual devemos ter sempre em nossa frente como modelo, é o grande motor propulsor do amor. Não há amor cristão sem atitude cristã. O amor sentimento nasce a partir do amor atitude, do amor ação. Por isso podemos fazer uma pequena comparação de ditados.
Existe aquele ditado que diz: "Me diga com quem andas e eu te direi quem és", certamente conhecemos este ditado. Se lido fundamentalmente poderíamos perguntar: Mas São Francisco andava com os leprosos, no entanto não era um leproso, Jesus andou com as prostitutas, no entanto não era como elas. Podemos interpretar de diversos modos. Mas porque falei neste ditado? Porque ouvi este outro e percebi grande verdade contida ali, ele dizia: "Me digas do que cuidas e eu te direi o que amas".
Quando ouvi esta pequena frase me deparei justo com a frase que explica o amor cristão, aquele que tentava explicar acima. Amar é cuidar. Sim, me diga do que cuidas e com o que gastas teu tempo, me diga o que fazes para conseguir cuidar, me diga com quem te esforças para perdoar, me diga para o que arrumas tempo e eu te direi certamente o que e quem amas.
Muitos dizem por aí: Amo a Deus, mas rezo somente quando tenho vontade, outros dizem, amo a Deus, mas não tenho tempo para ir à Missa, Amo a Deus, mas meu trabalho, meu estudo, minha casa, meu cachorro, etc. Pois é, colocamos muitas coisas a frente de Deus e a grande pergunta que fazemos no dia de hoje é esta? Meu amor é cristão? Meu amor é concreto, visível, ou apenas um sentimento que vai e vem sem que eu possa ao menos percebê-lo?
É preciso correr o risco, é preciso fazer a escolha, não podemos esperar pelos outros, é preciso atitude, ações concretas de amor, para que possamos sentir o amor. Faça você esta escolha, cuide de Deus, cuide de sua fé, de sua Igreja, cuide de sua família, cuide de seu grupo de oração, cuide de seus amigos, cuide de você.
Que o Senhor nos ensine sempre a cuidar das coisas que valem a pena cuidar!
Que o Senhor nos ensine sempre a amar as coisas que valem a pena amar!