25 agosto, 2005

Comentário ao Evangelho do dia (25/08/2005), feito por João PauloII.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

II Testamento

«Estai vós também preparados»«Vigiai, porque não sabeis o dia em que o Senhor virá». Estas palavras recordam-me o último chamamento, que ocorrerá no momento em que o Senhor quiser. Desejo segui-Lo e desejo que tudo o que faz parte da minha vida terrena me prepare para este momento. Não sei quando isso ocorrerá, mas como tudo, também esse momento entrego nas mãos da Mãe do meu Mestre: Totus tuus. Nas mesmas mãos maternas deixo tudo e todos aqueles aos quais fiquei ligado através da minha vida e da minha vocação. Em suas mãos deixo, sobretudo, a Igreja; e também a minha nação e toda a humanidade. Agradeço a todos. A todos peço perdão. Peço também a oração, para que a Misericórdia de Deus seja maior do que a minha fraqueza e a minha indignidade (6.3.1979).[…] Cada um de nós deve ter presente a perspectiva da morte. E deve estar pronto a apresentar-se diante do Senhor, o Juiz e, ao mesmo tempo, Redentor e Pai. Portanto, também eu tenho continuamente isto em consideração, confiando esse momento decisivo à Mãe de Cristo e da Igreja – à Mãe da minha esperança.[…] Desejo mais uma vez confiar-me totalmente à graça do Senhor. Ele mesmo decidirá quando e como devo terminar a minha vida terrena e o meu ministério pastoral. Na vida e na morte, Totus tuus através da Imaculada. Aceitando já, desde agora, esta morte, espero que Cristo me conceda a graça para a última passagem, isto é a (minha) Páscoa. Espero também que a torne útil na mais importante causa a qual procuro servir: a salvação dos homens, a salvaguarda da família humana e, com ela, de todas as nações e dos povos (entre os quais me dirijo, de modo particular, à minha Pátria terrena); útil para as pessoas que, de modo especial, me confiou, para a questão da Igreja, para a glória de próprio Deus (1.2.1980).