26 abril, 2007

Exposição fotográfica vaticana de onze papados ao alcance de um clique


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 25 de abril de 2007 (ZENIT.org).- Por ocasião de seus 30 anos de atividade, o serviço fotográfico do diário oficial da Santa Sé, «L’Osservatore Romano», organiza a exposição «Vatican click», aberta a peregrinos e turistas «presenciais e virtuais» do mundo inteiro.

O secretário de Estado do Papa, o cardeal Tarcisio Bertone, encarregou-se na terça-feira de inaugurar a mostra, que pode ser visitada já desde esta quarta-feira pelo público. Entrada livre e interrompida -- diariamente, das 10:00 às 19:00h; quarta-feira, das 13:00 às 19:00h: assim se organizou, de 25 de abril a 27 de maio, esta grande exposição no salão da Ala Carlos Magno, na Praça de São Pedro. Cinco são os temas e itinerários propostos na exposição: «O rosto dos Papas»; «Galeria João Paulo II»; «Galeria Bento XVI; «A História»; «Várias e curiosas».

Desde qualquer ponto do planeta onde se tenha de acesso à Internet, é possível visitar a exposição através do site https://www.photo.va/ -- entrando no link «Mostra fotográfica: Vatican click». Por sua parte, a «Rádio Vaticano» difundiu também entre seus ouvintes de todo o mundo a abertura desta exposição de «L’Osservatore Romano», cujo serviço fotográfico conta com um patrimônio de cinco milhões de imagens.

Este serviço dá, com «Vatican Click», a possibilidade de contemplar de perto os rostos dos últimos onze pontífices, entre as cinco seções mencionadas. As instâncias também abrem uma janela à cotidianidade da Cidade do Vaticano.

A exposição se deve à iniciativa e organização do salesiano Giuseppe Colombara, do Serviço fotográfico de «L’Osservatore Romano».