17 novembro, 2006

Artista e oração são sinônimos, homilia do pe. Jonas no Festival Católico de Artes da Canção Nova

Ouça: "Você tem que dotes artísticos"

Naqueles tempos de Jesus era comum a existência dos escravos e muitos deles tinham dotes artísticos. Mas pelo fato de serem escravos, nada daquilo era deles; não podiam colocar seus nomes em nenhuma obra artísticas, nenhuma delas lhes pertencia. Na primeira leitura de hoje, vemos Onésimo que era escravo e tinha fugido da casa de seu senhor, por isso acabou sendo preso. Na prisão, seu coração foi sendo abrandado e se converteu. Quando saiu da prisão, Paulo o encaminhou de volta à casa de seu senhor com esta carta de recomendação. Você tem que dotes artísticos, talvez você tenha se tornado escravo deste mundo. Vejam os artistas que cantam ou dançam na noite, de forma sensual ou os que compõem envolvidos pelo álcool. Mas assim como a Onésimo tivemos a graça da conversão, um encontro de amor com Deus e a partir deste dia, não somos mais escravos. O nosso Senhor agora é Jesus Cristo, agora as nossas obras são dEle - os que tocam, cantam ou dançam o fazem para o Senhor. A nossa arte só pode levar Jesus, seu Evangelho e a sua Salvação.
Em primeiro lugar você, sendo artista precisa ser inteiramente do Senhor. É uma luta porque o outro não quer te ver levando tudo isso. A arte tem uma chave que pode abrir os corações. Quando a arte é de Deus, abre o coração para Deus. Para isso, em primeiro lugar você precisa amar o Senhor acima de qualquer coisa, de seu sucesso e até das conquistas que você alcança para Ele. Seu maior amor só pode ser para o Senhor.
Se você compõe, a musica virá do Senhor. É tão bonita a música inspirada, que veio do Senhor. Como é bonito cantar no Senhor. Até nas músicas que não foram inicialmente inspiradas pelo Senhor, mas que é boa, traz uma mensagem de acordo com Deus. Quando é tocada e cantada e tocada por artistas que são do Senhor, atinge os corações, atrai para Deus. Nós estamos usando muito a dança na Canção Nova, estamos a reconquistando para Deus. Como a dança tem sido usada para as coisas do mal tem feito mal na nossa sociedade, até mesmo entre as nossas crianças que acabam dançando inocentemente como vêem nos shows, e na TV. Quando os dançarinos e dançarinas são de Deus o resultado é totalmente diferente. Nós vamos ver nestes dias esta beleza acontecendo.
Está aqui a Maria Lata d´agua, que dançou durante muito tempo nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas foi reconquistada como Onésimo. Hoje, ela leva uma lata bem grande na cabeça, mas com a água do Espírito Santo, a arte dela é “respingar esta água sobre muitos”. Para amar o Senhor acima de qualquer coisa, até da arte, precisamos da Eucaristia. Os artistas precisam ser realmente dedicados à Eucaristia na adoração, onde não vemos nem tocamos o Senhor, mas podemos experimentar sua força, para que sua arte seja realmente de Deus. Reze assim: Eu artista, preciso muito da Eucaristia, celebrada, adorada. Eu preciso fazer isto para que a minha arte seja realmente de Deus e faça seu efeito divino. Beba também da Palavra de Deus, mastigue e faça a digestão para que a sua arte conquiste a muitos para Ele. Como é maravilhoso quando compomos em oração, porque há uma ligação direta com Deus. Quando quem canta é orante, conquista muitos para Deus. Artista e oração devem ser sinônimos. O artista precisa ser orante. A oração do artista se transforma em arte que vai levar à salvação.