17 abril, 2006

A respeito do respeito

Gostaria de postar algo de minhas palavras hoje. Todos estão acompanhando pela mídia a chegada do filme o "Código da Vinci" no Brasil (poucos dias para a estréia, anuncia alguns sites), e observando alguns acontecimentos ao redor de nosso mundo comecei a questionar certas coisas.
Primeiro, se repararmos bem, veremos que acontece hoje um verdadeiro ataque contínuo a Nosso Senhor Jesus Cristo. Símbolos cristãos sendo tirados das escolas e órgãos públicos, estilistas internacionais lançando modas antí-cristãs assumidamente, distorções a respeito da verdadeira história de Jesus, especulações com base em escritos encontrados recentemente, enfim, uma avalanche de agressões aos católicos, aos cristãos. E o que mais me impressiona (entristece), é o desleixo deste povo. Sim, não vejo reação. Reparem a revolta e a indignação dos mulçumanos quando charges de seu profeta foram publicadas. Não agiram corretamente quanto a violência das manifestações, mas tal revolta demonstra, em parte, o zelo que tal povo possui por sua fé. No nosso caso (cristãos), me parece que há certo conformismo com as banalizações e com a falta de respeito. Acredito que devemos começar, logo, a nos posicionar em relação a estas coisas. Logo o filme "Código da Vinci", estará nos cinemas. Serão os católicos que irão encher os bolsos dos produtores dessa vergonha!? Muitos sites estão convidando os católicos a não irem ao cinema. Me parece uma forma mais civilizada de demonstrar a insatisfação com o modo como tratam nossa fé. (com certeza é melhor do que quebrar as coisas por aí). Largo a discussão no Blog/site, não fiquem esperando que alguém faça algo por sua fé, defenda-a você mesmo!

3 Comments:

At 11:09 AM, Anonymous Anônimo said...

"Se meus Reino fosse dese mundo..."
Reparo e devemos buscar ver mais, como ainda hoje o Senhor Cura tantas pessoas doentes... Como Ele continuar a pregar e a ensinar; E como Ele continua a subir o monte Calvário, humilhado e esquecido!... "Chorai por vós mesmas, filhas de Sião!"

 
At 8:47 PM, Blogger Donarte N. dos Santos Jr. said...

Ver ou não ver o filme: qual é a “saída”?

Dom Geraldo Majela acoselhou que os católicos não vejam o filme “O Código da Vinci”.

Ver o filme não vai contribuir muito para que “entremos” no entendimento, na idéia de Dan Brown (autor do livro). Talvez o melhor fosse ler o livro – desse modo conheceríamos melhor os argumentos do romance –, mas, se para isso, tivermos que comprar um exemplar do livro estaríamos, de igual modo, dando dinheiro para Dan Brown e à editora... Isso sim deve evitar!

Nesses tempos de globalização – os franceses preferem mundialização, talvez bem mais adequado, pois dá idéia de “mundo”, mundano, etc. – fica difícil fugir... Qual seria, então, a saída?
Em meu entender, a saída seria retirar o livro numa biblioteca e lê-lo. Desse modo não se fica ignorante sobre o assunto e se consegue uma contra-cultura do consumismo...
No futuro quando questionados: “Viste o filme ‘O Código da Vinci’?” Responderemos: “Não! Preferi ler o livro! O filme – e isso é certo – não é fiel às idéias do livro!”.

Perguntar-nos-ão novamente: “E o que achaste do livro?” Responderemos: “Um romance policial ao melhor estilo Agatha Christie – quem não conhece a ‘Rainha’ do crime – bastante fantasioso. É isso que é o livro: ‘O Código da Vinci’.”.

 
At 10:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Já notaram que na Sexta-feira santa alguns canais de TV, inclusive os da TV por assinatura vinham com documentarios sobre "o Codigo da Vinci" e do "Misterioso evangelho de São Judas"???
Abram o olho.......a igreja está sendo atacada constantemente, e se já não basta tudo isso, estão querendo até transformar o traidor e pecador Judas em santo.

"Ó Deus, até quando nos insultará o inimigo? O adversário blasfemará vosso nome para sempre?" (Sl 73,10)

 

Postar um comentário

<< Home