14 agosto, 2005

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Jean Tauler (dominicano cerca de 1300-1361).


"Mulher, grande é a tua fé!"“Tem piedade de mim, Senhor, filho de David!” É um apelo gritado com uma força imensa…. É um gemido que vem de uma profundeza sem fim. Isso ultrapassa em muito a natureza e é o próprio Espírito Santo que deve proferir em nós tal gemido (Ro 8,26)… Mas Jesus diz-lhe: “Fui apenas enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel” e “Não é bom tirar o pão aos filhos para o lançar aos cachorrinhos”… Como teria ele podido experimentá-la mais, expulsá-la e oprimi-la?
Ora, que fez ela quando foi assim expulsa? Deixou-se encurralar e desterrou-se ela mesma até a um lugar de onde nem ele a podia expulsar. Levou a perseguição até aos seus limites. Penetrou mais profundamente ainda no seu abismo. Rebaixando-se e humilhando-se, manteve a confiança e disse: “É verdade, Senhor; no entanto, os cachorrinhos comem as migalhas que caem das mesas dos donos”.
Ah! Se também vós pudésseis penetrar assim tanto no mais fundo da verdade, não por sábios comentários, por grandes palavras ou pelos seus sentidos, mas no verdadeiro fundo de vós mesmos! Nem Deus, nem qualquer criatura poder-vos-ia esmagar, aniquilar, se permanecêsseis na verdade, na humildade confiante. Ainda que vos fizessem suportar afrontas, desprezo e repulsa, permaneceríeis firmes na perseverança, iríeis ainda mais fundo, animados de uma confiança total e cresceríeis sempre e ainda mais no vosso zelo. É disso que tudo depende e só quem atinge esse ponto alcança o que deseja. Esses caminhos, e só esses, conduzem na verdade, sem qualquer intermediário, até Deus. Mas permanecer assim nesta grande humildade, com perseverança, com uma segurança completa e verdadeira, tal como esta pobre mulher fez, só poucos conseguem lá chegar. (TAULER, Jean. Sermão 9, Estrasburgo)